Aqui em Blumenau muitas pessoas têm por tradição enfeitar a casa para a chegada da Páscoa, tal como se faz para o Natal; inclusive as ruas são enfeitadas, com a colocação de painéis, coelhos enormes nas praças e muuuitos ovos cenográficos. A cidade fica linda, as crianças adoram!
Então, este ano, resolvi fazer uma guirlanda para a nossa casa. Fui numa loja chamada Muquifo Decorações que é tudo de bom: tem material para artesanato, flores, fitas e, o segundo andar está todo com enfeites de Páscoa. Comprei tudo lá e depois foi só montar. Fácil, fácil. Até quem não for muito prendada conseguirá.
Vamos aos materiais!
- uma base para guirlanda de cipó;
- um fio de hera;
- um buquê de flores na cor rosa envelhecido;
- um buquê de flores secas amarelas;
- um rolo de fita marrom trabalhada (usei só um pedaço);
- um coração de tecido, enfeitado com a mesma flor que usarei na guirlanda (este coração eu fiz);
- dois coelhos comprados prontos; se você quiser, pode fazê-los de feltro, tecido, etc: estes eu comprei porque me apaixonei por eles!
- tesoura;
- cola quente;
- ráfia (aparece na foto, mas acabei não utilizando. Achei que da forma que estava não precisava colocar mais nada, mas aí fica ao seu gosto colocar ou não).
Vamos à montagem:
1 - Envolva a base para guirlanda com o fio de hera: coloque a ponta do fio entre os cipós, enrole até encontrar a outra ponta, corte e "esconda" ele entre os cipós.
2 - Desfaça o buquê de flores: corte-as sem dó, deixando com os caules. Esta dica vale também para quando você quer montar um arrnajo de flores artificiais: fica bem mais fácil e harmônico se as flores estiverem separadas, porque aí você pode arrumá-las com maior liberdade.
3 - Acrescente as flores, escondendo os caules entre os cipós; coloque-as sempre viradas para cima, para dar a impressão que elas estão subindo, como a hera. Acrescente também as flores amarelas, apenas arrumando-as entre os cipós. Na parte de baixo da guirlanda deixe sem flores, porque ali colocaremos os coelhinhos.
4 - Chegou a hora de colocar os coelhinhos: primeiro, com a cola quente, cole as patinhas dos coelhinhos no coração; depois, cole as três peças, que agora já estarão unidas, na guirlanda.
5 - O que falta agora? Apenas colocar a fita: faça um laço e depois outro por cima. Arrume a fita, corte as pontas e... está pronta a nossa guirlanda!
Agora, algumas dicas:
1 - o ponto de partida de toda esta guirlanda foram os coelhinhos: me apaixonei por eles e procurei os demais materiais que combinassem entre si; como eles tinham um aspecto mais rústico, fiz o coração utilizando um tecido rendado e costurei-o com fio de ráfia. As cores das flores eu busquei de acordo com a cor da roupa dos coelhos, da mesma forma que as fitas e demais materiais. Mas, se você comprar ou tiver em casa, por exemplo, dois coelhos de pelúcia, pode utilizar flores mais românticas e fitas de cetim. O importante é que os materiais mantenham uma mesma linha, que não "briguem" entre si ou se destaquem demais um do outro.
2 - este foi apenas um exemplo de como pode ser fácil fazer uma guirlanda. Não necessariamente você precisa compra os mesmos materiais: com certeza na sua cidade existem lojas que vendem materiais de artesanato diferentes e o que vale nesta hora é que a guirlanda tenha a sua cara! Compre os materias que você mais gostar, acrescente outros elementos (por exemplo: cenouras, ovos ou até uma placa de "Feliz Páscoa"). O importante é você olhar para ela e depois poder falar: foi eu que fiz!
E aí, gostaram? Bem fácil, não é mesmo?!
Abaixo, algumas fotos de detalhes da guirlanda.
Um beijo!